sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Espiritualidade no trabalho

Na semana passada participei do almoço-palestra organizado pela Rede Tribuna sobre o tema: Espiritualidade no Mundo dos Negócios, sendo o palestrante o Sr. Usiel Carneiro de Souza, diretor do Instituto LNI e diretor de tecnologia do Banestes.

Fiquei intrigada com o tema mas achei interessante uma vez que religião dificilmente se mistura com o mundo empresarial. Não ouvimos em uma conversa de executivos testemunhos espirituais ou um posicionamento religioso, até pq isso é muito pessoal.

No começo do evento o palestrante já deixou claro que espiritualidade e religiosidade são coisas diferentes e que não falaria sobre denominações religiosas. Seu intuito era mostrar como uma pessoa equilibrada espituralmente pode fazer sua vida profissional mais prazerosa e logo produzir mais.

Usiel pediu que todos os presentes fechassem os olhos e que antes de iniciar sua palestra faria uma oração. Achei isso tão corajoso da parte dele pois imaginem uma plateia de empresários com aquela seriedade, pensando somente em lucros, novos negócios, contatos, usando parte do seu tempo para um ato de louvor e adoração a Deus. Acredito que muitos ficaram de olhos abertos vendo até onde o orador chegaria.

Logo após o amém o discurso correu em uma paralelo com a vida de Zaqueu e a nossa vida profissional. Zaquel tinha sonhos como todo mundo e buscava estabilidade financeira. Trabalhou como cobrador de impostos e acumulou riquezas. Tinha esposa, filhos, pode dar o melhor para eles, mas espiritualmente sua vida não estava boa. Tinha problemas sentimentais, era visto pela sociedade como um homem ruim, estava um tanto frustrado. Se preocupou com as conquistas financeiras mas esqueceu de sua qualidade de vida como marido, pai e amigo.

Jesus vai até a cidade onde Zaqueu morava, Jericó, e pede para repousar em sua casa, dando a oportunidade de Zaqueu escutar palavras de consolo e fé, deixando que Jesus o mostrasse que coisas mais importantes trariam a felicidade para sua casa. Fazendo com que Deus entrasse em sua vida e ele se tornasse uma pessoa mais amável, misericordiosa e bondosa.

Espiritualidade no trabalho é possibilidade de um relacionamento afetivo com seu colega, chefe, subordinado. É a empresa se preocupar com o bem estar físico e mental de seu funcionário. É perceber que o outro precisa de ajuda e não ignorar. É amor a Deus, ao que se faz e ao próximo.

Se uma pessoa está infeliz, insatisfeita, com a vida conturbada isso tudo é refletido diretamente no seu rendimento profissional. Ela precisa fazer como Zaqueu fez, permitir a mudança, se organizar espiritualmente, focar seus objetivos, estabalecer valores, sair de casa com o proposito positivo, amar o que faz e para quem faz.

Espiritualidade no mundo dos negócios não é ser amável visando interesse, lucros, mas o bem estar pessoal e do próximo. Muitas vezes nos deixamos levar somente pelo ter, pelas concretizações de sonhos de consumo, mas nos esquecemos de observar se estamos tirando proveito de todos esses ganhos materiais. Se a realização está sendo relamente satisfatória.

O palestrante terminou sua fala desejando que todos fizessemos esta reflexão e que buscassemos restagar o pq de se ir trabalhar, o que queremos transmitir com nossas atitudes e o que de fato estamos fazendo com a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o blog. Deixe aqui seu comentário.