quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dicas para pesquisa no Google

Achei esse link divulgado pelo blog - http://rotinadigital.net/wordpress - interessantíssimo para quem, assim como eu, é viciado no Google e recorre a ele sempre que pinta uma dúvida ou necessidade de pesquisa.

Para você aprimorar seus resultados de busca de conteúdo seguem abaixo 10 dicas de como pesquisar melhor no site do Google.

10 Dicas para aprimorar suas pesquisas no Google

Sete de cada dez pessoas usam o Google como página inicial, quase sempre que acessamos a Internet acabamos digitando alguma coisa na caixa de texto do buscador e em menos de um segundo surgem bilhões de resultados em nossa tela e um problema que é filtrar o que realmente nos interessa, com as dicas a seguir vamos aprimorar os resultados das consultas e economizar o nosso tempo, como pesquisar no Google com maior eficiência?

1.Buscar a frase exata:
Vamos dizer que você está procurando conteúdo sobre Guerra de Canudos. Provavelmente vai encontrar resultados muito mais relevantes simplesmente colocando sua frase dentro de aspas duplas, os resultados trarão apenas e exatamente o conjunto de palavras que você esta buscando.
Exemplo: “Guerra de Canudos”

2. Excluir palavras:

Vamos dizer que você deseja procurar conteúdo sobre marketing na internet, mas você deseja excluir todos os resultados que contêm o termo publicidade. Para isso, basta utilizar o sinal “-” na frente da palavra que deseja excluir”.

Exemplo de pesquisa: “marketing na internet” -publicidade

3. busca apenas em um site específico:
Muitas vezes, você deseja procurar em um site específico por a uma determinada frase. Mesmo se o site não tenha suporte a um recurso interno de busca, você pode usar o Google para pesquisar nele.

Exemplo: site:rotinadigital.net “produtos mais vendidos”

4. Encontrar palavras semelhantes e sinônimos:
Digamos que você queira incluir uma palavra na sua pesquisa, mas quer incluir os resultados que contenham palavras semelhantes ou sinônimos. Para fazer isso, use o “~” na frente da palavra.

Exemplo: “marketing na internet” ~ profissionais

5. Apenas tipos específicos de documentos:
Se você estiver procurando um tipo específico de arquivo, você pode usar o modificador “filetype:”. Por exemplo, se você quiser encontrar apenas pdf’s relacionados com receitas.

Exemplo: “receitas” filetype:pdf

6. Isto ou aquilo (condicional):
Por padrão, quando você faz uma busca, o Google vai incluir todas as condições especificadas na pesquisa. Se você estiver procurando por respostas condicionais de um ou mais termos, pode usar o operador OR. (Nota: as letras devem ser maiúsculas).

Exemplo: internet marketing OR publicidade

7. Calculadora:
A próxima vez que você precisa fazer um cálculo rápido, em vez de usar uma calculadora, você pode simplesmente digitar a sua expressão no Google.

Exemplo: 48512 * 1,02

8. Definições de palavras (Dicionário):
Se você precisa achar a definição de uma palavra ou frase, basta usar o comando “define:”.

Exemplo: define: constituição

9. Apenas rostos nos resultados de imagens

Adicione “&imgtype=face” no final da URL de sua busca de imagens para obter apenas imagens de rostos.

Exemplo: pesquisa de imagens por rosa

10. Domínios específicos
você pode restringir seu resultados a grupos específicos de sites, tipo apenas sites do governo ou de instituições educacionais.

Exemplos:
site:ba.gov.br
site:edu.br

*Procure colocar em suas pesquisas o máximo de termos relacionados a sua dúvida, quanto mais especifico você for maiores serão as chances de achar o que esta procurando, palavras genéricas retornam resultados vagos e de temas variados.
beijinho e aproveitem as dicas...se tiver outras, compartilhe.

2 comentários:

  1. Nossa fiquei "passada" aqui com essas dicas.
    Menina, muito úteis! As vezes a gente quer ser mais especifica com a pesquisa e não consegue o que quer.

    Fiz questão de ler todas, isso vai me ajudar, se nem imagina.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Tb adorei essas dicas Maria, por isso resolvi compartilhar. Que bom que vc gostou. beijinho.

    ResponderExcluir

Obrigada por acessar o blog. Deixe aqui seu comentário.